12 março 2019

Study Strategies for Before, During, and After Class


Study Strategies for Before, During, and After Class
https://www.facultyfocus.com/articles/teaching-and-learning/study-strategies-class/

Há anos venho ensinando habilidades de estudo para estudantes universitários, individualmente e em sala de aula. A vantagem do meu escritório me oferece uma visão clara de como os alunos devoram informações durante as consultas de tutoria e concentram-se atentamente nas estratégias compartilhadas durante as sessões de aconselhamento sobre habilidades de estudo. O esforço e o tempo que dedicam à compreensão do material do curso são irrefutáveis.

Todavia, os estudantes parecem direcionar a maior parte de sua energia para aprender o material depois da aula, o que causa um ciclo desnecessário de complicação. Seu tempo na aula é gasto tentando acompanhar o material, tomando notas, palavra por palavra. Essa disputa para coletar informações pode fazer com que alguns alunos desistam e simplesmente ouçam o restante da aula. Quando a aula acaba, tudo o que resta para os anotadores são páginas cheias de palavras novas e intimidadoras e de conceitos inaplicáveis. Eles então tentam estudar esse material, mesmo que ainda não tenham identificado os objetivos da lição. Mais frequentemente, sua frustração leva à evitação e procrastinação. O resultado dessa reação em cadeia se torna uma combinação perigosa de níveis elevados de estresse, falta de preparo e ansiedade recorrente nos testes.

Para quebrar esse ciclo de estudo destrutivo, os alunos devem reconhecer a importância de estarem preparados para a aula. Um curto período de tempo gasto na pré-visualização do material no dia antes da aula pode economizar horas de estudo ineficaz mais tarde. A seguir, um método de estudo de três etapas que compartilho com todos os meus alunos. O feedback daqueles que seguem o plano consistentemente tem sido extremamente positivo. Essas dicas foram escritas para direcionar os alunos diretamente. Embora os estilos dos cursos variem, assumimos que, para os fins deste artigo, o curso utiliza um livro didático e os instrutores realizam exames após cada 4-5 capítulos.

Passo 1. Preparação Pré-Aula: Dentro de 24 horas antes da aula, é obrigatório pré-visualizar o material a ser coberto. Essa etapa raramente leva mais de 30 minutos, especialmente quando você está familiarizado com a visualização adequada das informações.

Leia os objetivos do título e capítulo. Ignorar os objetivos de título e capítulo pode ser prejudicial. É praticamente impossível processar informações quando você não tem um tema abrangente para aplicá-las.

Leia o resumo do capítulo. O resumo combinado com as informações na página de título pode agir como uma pré-visualização do filme, criando intrigas e fornecendo um pouco de familiaridade com os conceitos.

Examine o capítulo lendo os subtítulos e visualizando o conteúdo sob esses subtítulos. Comece aplicando o que você vê no texto e nas imagens ao que você já conhece.

Verifique o vocabulário com o qual você não está familiarizado, para que você não fique intimidado quando ouvir o(s) mesmo(s) termo(s) novamente na aula. Além disso, certifique-se de observar as questões que surgem durante a preparação da pré-aula.

Etapa 2. Seja ativo durante a aula: agora que você se preparou para o conteúdo da aula, tomar notas e acompanhá-la deve ser muito mais gerenciável. No entanto, a concentração pode ser afetada por uma variedade de fatores, por isso, para garantir o sucesso, pratique as dicas abaixo:
  
Distraído? Reserve um momento para refletir sobre a causa da distração. Está com fome? Interessado na tela do laptop da pessoa à sua frente? Lutando para ver o material? Todos esses problemas têm soluções bastante simples.

Se você perceber que questões pessoais estão inundando seus pensamentos durante a aula, mantenha uma folha de papel separada ao lado de suas anotações para anotar sua preocupação e atribua um tempo para lidar com isso. Quanto mais reprimimos a preocupação, mais ela se apresenta. Validar o tempo de pensamento e programação para resolver o problema pode ajudá-lo a recuperar o foco rapidamente.

  Lembre-se das perguntas que você anotou durante a Etapa 1? Faça um jogo para tentar encontrar as respostas durante a aula. Considere isso como uma caçada acadêmica.
  
Certifique-se de incluir informações confusas ou incompletas em suas anotações para obter respostas mais completas posteriormente.

Etapa 3. Revisão pós-aula: em até 24 horas após a aula, é importante solidificar as informações coletadas. Essa é a etapa mais demorada do processo, mas fica mais fácil se você seguir consistentemente as duas primeiras etapas.

Pegue o que você preparou antes da aula e compare com o que foi discutido na aula. As informações pareciam ligar-se mais prontamente durante a aula?

Utilize seus recursos (livro didático, slides de aula, assistente de ensino, tutor, instrução suplementar, etc.) para preencher quaisquer lacunas que restarem da aula. Não ignore informações que você não entende - elas não vão embora.

Crie uma ferramenta de estudo a partir do material de aula. Os exemplos seriam a criação de perguntas de cartão nas suas notas (certifique-se de que são questões aplicáveis, não palavras / definição) ou a junção de um autoteste das perguntas do final do capítulo.
   
De agora em diante, tudo o que você precisa é de análises curtas e frequentes de sua abrangente ferramenta de estudo até a hora de uma sessão de prática aprofundada mais detalhada antes do exame.


[1] Angela Zanardelli Sickler é coordenadora das habilidades de estudo e dos programas de seminário do primeiro ano do Centro Acadêmico da Wayne State University.

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